Como Descobrir Ascendente

Se você está tentando tirar a sua dupla cidadania italiana já deve saber que para que isso seja possível é preciso saber como descobrir ascendente familiar que provê o direito de sangue (jus sanguini).

Caso você ainda não tenha conhecimento dessa exigência para adquirir a sua nacionalidade, saiba que é necessário ter todas as documentações desde o seu último antepassado italiano. Sendo elas: Nascimento, casamento e Óbito do antepassado Italiano + as mesmas certidões do filho dele + as mesmas do neto dele e etc até chegar no requerente. Lembramos que não pode faltar nenhuma certidão.

Sendo assim, de nada adianta você ter um nome que seja italiano ou desconfiar de que possa ter direito, é preciso saber quem é o italiano de sua família que lhe dará o direito de ter a cidadania!

Primeiros Passos

E se você está pensando que descobrir seu antepassado é tarefa fácil, já lhe dizemos de antemão que pode ser mais trabalhoso do que possa imaginar.

Veja bem, hoje em dia a internet facilitou muita coisa, mas ainda é necessário – pelo menos em muitos casos – fazer uma investigação sobre seus familiares.

Além disso, é necessário ter em mãos a certidão de nascimento antiga para dar entrada no processo. Certidões de casamento também são necessárias, então terá que organizar várias documentações para conseguir a nacionalidade.

Qual é a maneira mais fácil de conseguir encontrar seus antepassados?

Se a sua família não tem muito contato ou informações sobre seus parentes que viveram na Itália, então a forma mais fácil de encontrar os seus antepassados e seus respectivos documentos é através da nossa assessoria.

As certidões precisam ser localizadas e sem elas, não tem nem como fazer o agendamento no consulado da Itália.

Quer saber mais como descobrir o ascendente? Faça uma consulta prévia no Alvará Online e entre em contato com a equipe para saber quais serão os passos para adquirir a sua dupla cidadania.

Curiosidades sobre a Itália

A Tradição Familiar Italiana, Perdida no Brasil

Quando nós falamos em tradição familiar, logo lembramos daquele em que todos os membros da família se reúnem ao redor da mesa para jantar juntos, depois de mais um dia de trabalho. Pois bem, o que poucos sabem é que essa é uma tradição familiar italiana e que está sendo perdida no Brasil.

Devido à forte influência católica sobre a Itália, uma das tradições mais seguidas e a mais importante para os italianos, é a tradição familiar.

Os encontros recorrentes da família, as orações antes das refeições, as conversas com os avós (ou quaisquer idosos), entre outras, são o tipo de convivência que os italianos mais prezam.

No Brasil, esse tipo de tradição também era muito vista até meados dos anos 80. Essa tradição também passou pertencer aos brasileiros graças aos imigrantes italianos que trouxeram consigo, os seus valores familiares.

Contudo, de uns tempos para cá, a chance de você encontrar uma família reunida para o almoço de domingo ou para um encontro familiar ocasional está cada vez menor no Brasil. E isso está ocorrendo mesmo entre os próprios descendentes italianos.

Hoje, nós iremos mostrar qual era a verdadeira tradição familiar italiana e como ela tem se perdido entre os descendentes italianos no Brasil. Mesmo depois de tantos anos mantendo a tradição.

Como é a tradição familiar italiana?

A base da tradição cultural da Itália é a família. Para eles, o mais importante depois de um dia ruim ou cansativo, é se reunir com os seus familiares e relaxar.

Família tem um significado muito forte de amor e acolhimento. Superar as dificuldades e divergências entre os membros da família é um ponto muito trabalhado para sempre manter a união acima de tudo.

Ouvir histórias e lendas dos nossos avós em volta de um fogão de lenha em um domingo, não é algo que acontecia ocasionalmente. Tanto no Brasil, quanto em qualquer outro país do mundo, isso sempre aconteceu devido a influência da tradição familiar italiana.

Contudo, essa tradição não tem mais sido seguida pelos brasileiros e descendente italianos, atualmente. Porém, quando ela chegou ao Brasil, era um ato que todos faziam e todos os dias, independentemente da quantidade de pessoas que constituíam a família.

Como descobrir Ascendente
Iniciando
Precisa de ajuda?