Consulado Italiano BH

Como o Consulado Italiano BH é o mais rápido do Brasil, e atende em aproximadamente 4 meses, muitas pessoas que tem o direito à cidadania italiana e moram em Minas Gerais, fazem o pedido da cidadania no consulado. Este consulado exige a apresentação do título de eleitor como comprovação de residência, e o título deve ser de MG há pelo menos 2 anos.

cidadania italiana coliseu

Conheça as particularidades do Consulado italiano BH

O pedido de cidadania Italiana pode ser feita no consulado italiano, ao qual o Estado que você mora pertence. Não é necessário ir para a Itália para fazer o pedido, esta viagem é opcional , contudo é uma boa opção para quem urgência ou pretende morar na Europa.

Cada consulado Italiano BH no Brasil trabalha de um forma. Os procedimentos internos são similares, portanto não idênticos. Vamos descrever a particularidade de cada, logo abaixo, mas antes, gostaria de fazer uma breve explicação sobre a cidadania italiana.

Quem tem direito a cidadania Italiana?

Consulado Italiano BH – O reconhecimento da cidadania Italiana Iure Sanguinis, ou popularmente conhecida com cidadania ligação sanguínea, é um direito de nascimento, portanto todos os descendentes de italianos tem.

Este direito pode ou não ser exercido, ou seja, não é obrigatório que o filho do italiano faça o pedido da cidadania para que o neto, dele, tenha direito a cidadania italiana.

Nos perguntam muito se existe limite de gerações, para fazer o pedido da cidadania italiana. A resposta e que Não existe limite de Gerações, desta forma, pode ser o bisneto, trineto ou tataraneto, sem nenhum problema.

O que muda na pratica é conseguir comprovar a descendência, pois é necessário apresentar as certidões de:

  • Nascimento, Casamento e Óbito do Italiano +
  • As mesmas certidões do filho dele +
  • As mesmas do neto e etc. até chegar no requerente.

Mas para localizar a certidão de nascimento antes de 1870 na Itália, não é fácil e nem sempre é possível.

Caso queira mais informações sobre o passo a passo do pedido da dupla cidadania. Temos um post especifico sobre isso, basta clicar no link abaixo. Acima de tudo, se preferir conhecer o procedimento via consulado, continue lendo.

Cidadania italiana passo a Passo

Diferença entre o pedido da cidadania no Consulado Italiano ou na Itália?

A lei italiana prevê que, o pedido da cidadania deve ser feito no Consulado italiano BH, ao qual a residência do requerente faça parte. Ou seja, se você mora na Itália deve fazer o pedido na Itália, mas se mora no Brasil, deve fazer o pedido no consulado italiano.

Se você já ouviu pessoas falando que foram para a Itália fazer o pedido da cidadania, sim é possível, desde que a pessoa mude para a Itália, alugue um apartamento com contrato de aluguel de longo prazo e more neste imóvel.

As pessoa que fazem o pedido na Itália, precisam aguardar entre 3 e 4 meses para a cidadania ficar pronta. Posteriormente, rescindem o contrato de locação e voltam para o Brasil ou vão para outro país.

Todos os anos milhares de Brasileiros que perdem a cidadania italiana, por não respeitarem todos os ritos, no pedido da cidadania italiana, por isso recomendamos cautela e muita disciplina.

Consulado italiano BH – Estado de Minas Gerais

O consulado Italiano BH, atende muitos requerentes a cidadania italiana, pois é o mais rápido do Brasil. Mas não se iluda, eles exigem comprovação de endereço através do Titulo de Eleitor e da declaração do Imposto de Renda. Não é fácil conseguir fazer o pedido da cidadania Italiana em BH sem ser mineiro.

Os procedimentos são burocráticos e as datas/horários devem ser respeitados. Em síntese, é necessário apresentar as certidões corretas mesmo, traduzidas e apostiladas. Ir no consulado para tentar furar a fila é perda de tempo.

Todas as informações que são necessárias, para o pedido da cidadania italiana estão disponíveis no site. Os oficiais sempre respondem as perguntas feitas por e-mail.

Clique aqui para ser site do consulado italiano BH, na pagina da cidadania

Caso tenha alguma dúvida, atendemos através do Whatsapp (11) 98104-0112 ou nos envie um e-mail contato@alvaraonline.com.br

Consulado Italiano BH
Precisa de ajuda?