tira imagem principal

Consulado italiano RJ

Cidadania Italiana

Consulado italiano RJ para Cidadania Italiana – “Todo descendente de um Italiano tem o direito a cidadania Italiana”

A partir desta lei italiana, podemos definir que qualquer pessoa nascida fora da Itália, e que tenha como comprovar que tem um antepassado italiano, pode fazer o pedido da cidadania italiana.

O pedido da cidadania Italiana, não é difícil, ele de certa forma é simples, mas exige organização e planejamento, pois é necessário buscar aproximadamente 10 certidões no Brasil e na Itália.

Para fazer o pedido da cidadania Italiana, o requerente deve apresentar as seguintes certidões: 

consulado italiano rj

Consulado italiano RJ

cidadania italiana coliseu

Consulado italiano RJ – Como fazer Cidadania Italiana​? O primeiro passo do pedido da cidadania italiana, é fazer a busca das certidões que comprovem seu direito. Esta busca sempre se inicia em seu avô ou avó, pois na certidão de nascimento deles, consta o nome dos pais e avós dele. Esta informação é de fundamental importância para avançar na busca e conseguir chegar no pedido da cidadania italiana.

Lembre-se que você nasceu com o direito à cidadania Italiana, e que para exercer o seu direito e passar ele para seus filhos e netos terá que comprovar a sua descendência, através de todas estas certidões.

Mas não se preocupe, parece difícil, principalmente quando não se teve muito contato com os antepassados ou tiveram brigas na família, mas isso não é um problema intransponível. Quase 70% dos casos que pegamos de busca, são assim e tem bom resultado, pois encontramos informações que completam os dados, ou tem aquela tia que lembra de algo que pode ajudar. O importante é saber que exige um pouco de dedicação e entendimento do processo, pois algumas informações, somente familiares podem dar.

JURE SANGUINIS (Jus Sanguinis, como é popularmente conhecida)

O pedido de cidadania Jus Sanguinis, como ficou difundido é basicamente o “Pedido de cidadania por laços sanguíneos” ou seja, quando se tem um antepassado Italiano. Este pedido de cidadania italiana pode ser feito no consulado da Itália, ao qual seu estado de residência no Brasil, pertença. Abaixo vamos colocar uma lista dos consulados da Itália e os respectivos estados Brasileiros que cada um atende. 

Consulado da Itália em Porto Alegre – Estado do Rio grande do Sul

 

Consulado da Itália em Curitiba – Estado do Paraná e Santa Catarina

 

Consulado da Itália em São Paulo – Estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre

 

Consulado da Itália no Rio de Janeiro – Estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo

 

Consulado da Itália em Belo Horizonte – Estado de Minas Gerais

 

Consulado da Itália em Recife – Estados da Região Nordeste do Brasil

 

Embaixada da Itália em Brasilia – demais estados brasileiros

  • Fila de espera aproximada: 5 anos
  • Agendamento simples, por carta
  • Necessário comprovar residência com conta de consumo
Precisa de ajuda?